quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O silêncio e o resto


O silêncio pode ser uma barreira entre nós e os outros e, escrever, uma alternativa ao falar. Até porque as palavras alimentam o grande equívoco. Os momentos em que penso com a caneta na mão, são-me tanto mais necessários quanto não vejo melhor forma de me harmonizar com o mundo. É compulsiva a necessidade de me expressar, como se jorrar para o mundo fosse a única forma de me circunscrever. De ganhar forma. Como se, se não falasse, não escrevesse, não desenhasse, não fotografasse, equivalesse a rebentar. E sempre, sempre na orla de mim próprio, estivesse o mito do eco das flautas que reproduzem ao longe o coro que espalha que o príncipe tem orelhas de burro.
Derramar-se no mundo e nele perder-se é o destino de quem não se contém nas linhas que tece. Não abdicarei dos meus sonhos, ainda que me levem à embriaguez e a loucura. Sei bem que é a imaginação, esplendorosa e em quem não se pode confiar, que lhe fornece o material com que são feitos. Mas também sei que em certas horas, nos locais certos, o que se pode sonhar se pode viver. Apenas, por precaução, se devem talhar os sonhos na realidade. E aí é que está a arte!


Sem comentários: