.jpg)

Armazenar no frasco todos os gafanhotos do mundo,
As saudades que tinha de ouvir música...Quem se põe à prova tem que estar preparado para as provações...Neste momento, tudo no mundo se conjugou,
E belisco-me para ver se estou acordado...
O silêncio, que nunca é absoluto, é companheiro da solidãoNão passo um dia sem estender-me numas linhas,sem guardar uma imagem ou criar uma paisagem...Cada porta entreaberta espreita um drama;Mas o mau tempo nunca me fez parar:e o mundo é tão belo!
De repente, toda a vida desfila perante os olhos. Se sou um sobrevivente, e sou-o, prefiro ver-me apenas como um vivente…
Ser agressivo sem violência é quase impossível, e a violência só se entende quando a sobrevivência está em causa. Viver sem esperança é um grande desafio, e gosto de desafios. Pode, e é, a mais das vezes, confundido com o desespero; pelo contrário, vejo nisso uma entrega completa à instantaneidade da vida, só possível com fé nela e nas estrelas. Viver sem confiar nas pessoas é quase o mesmo que viver sem esperança. É, também, outro desafio: pois não sei, nem sei se conseguirei aprender outra forma, senão confiar completamente. O ser compõe-se da aparência e da essência e as duas não são cindíveis nem independentes, e quem o quiser entender tem que estar atento a tudo...
Assim fala a deusa:
«Tens de aprender tudo
o coração, bela esfera, que não receie a Verdade
e a opinião dos mortais, onde não existe verdadeira certeza.
Mas também aprenderás que as aparências
devem gloriosamente afirmar-se passando por tudo através de tudo»
Deixar os outros pensar por nós próprios? Impossível, porque o pensamento não pode ser aprisionado... o pensamento não pode ser aprisionado por outrem, mas nós próprios podemos ficar refém dele quando nos deixamos obcecar. Os factos sem explicação podem ser rapidamente reorganizados num sentido que fabricamos: melhor será esquece-los até que possam fazer sentido ou, naturalmente, se dissolvam…
Mas ouvir em silêncio pode deixar os outros falar por nós... e pensarem que, erradamente, os caucionamos.
Desta forma, sendo o silêncio de ouro, pode mesmo assim ser corrompido!
Ser compreendido sem necessidade de falar é ambição desmedida!